You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141611
Title: 
Algumas ideias sobre o uso da análise de conteúdo em pesquisas sobre formação de professores
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Sponsorship: 
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
A pesquisa se insere na temática da formação de professores e tem como objetivo evidenciar os passos necessários para realizar a análise de conteúdo (AC), considerada uma das principais técnicas no universo das pesquisas qualitativas. O estudo parte do referencial proposto por Laurence Bardin e outros autores que colaboram na reflexão sobre a técnica. Pontua-se que a AC deve passar pelas seguintes fases, na respectiva ordem: a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Tais etapas facilitam a manipulação dos dados qualitativos, que se revelam em grande densidade de informações e significados. Nesse contexto, foram apresentadas três pesquisas voltadas para a formação de professores de Educação Física, Pedagogia e Matemática, expondo a maneira como estruturaram a AC para a constituição do corpus da pesquisa, sendo que a primeira priorizou o retorno constante aos objetivos e a reorientação de suas categorias, a segunda filia-se aos temas para articular a amplitude de seus dados e a última aprofundou-se nas unidades de registro e de contexto, a fim de compor suas categorias. Desse recorte se destacaram três pontos: o rigor necessário aos protocolos e procedimentos adotados com os materiais; a noção de neutralidade do pesquisador frente aos dados para que os mesmos possam ser considerados fidedignos e; a maturidade e experiência do pesquisador. Em tais pesquisas foi possível observar a importância da AC na organização dos dados, principalmente pelo na composição das categorias e o entrelace com os objetivos da mesmas, permitindo assim responder ao problema de pesquisa.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1790-1802
Time Duration: 
1790-1802
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Formação de professores
  • Análise de conteúdo
  • Pesquisa qualitativa
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141611
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.