You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141613
Title: 
Cotidiano e cotidiano escolar: uma reflexão para a educação básica
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
O presente trabalho tem como objetivo principal realizar uma reflexão teórica acerca do cotidiano e o do cotidiano escolar na educação básica. O método empregado para a pesquisa é o da revisão bibliografia fundamentada a luz de Alves, André, Bourdieu, Candau, Certeau, Heller e Lefebvre. Essa fundamentação nos apóia em um pensamento na compreensão e interpretação acerca do cotidiano escolar na atualidade. Portanto, a partir desse estudo bibliográfico acerca do cotidiano e do cotidiano escolar, entende-se que cotidiano escolar torna-se em espaços, lugares, ambientes, pertinentes para o processo de ensino/aprendizagem de alunos e professores; um espaço que nos leva a entender o porquê dos conflitos existentes entre os sujeitos que agregam a escola; um ambiente propício para os desafios no estagio de formação de professores em seus cursos educacionais, pois é nesse ambiente escolar que o professor aprende a dar aulas, aprende a se relacionar, a ser educador, a ensinar é nesse espaço que a teoria se conclui em prática ; é um lugar de observação e efetivação para a prática da gestão pública; é um espaço multicultural entre os jovens de patamar financeiro, raça ou crença se relacionarem; é um ambiente de conhecimento das relações entre professor/aluno; é um local onde existe a arte, a política, a filosofia, os diversos saberes; é um micro organismo do macro; é um lugar para refletir sobre a educação básica. Então, considerarmos que, o cotidiano escolar é muito complexo, muito mais que espaço, ambiente ou local como abordamos. Por isso, o cotidiano e o cotidiano escolar são analisados epistemologicamente em várias vertentes e tem sido estudado em todos os aspectos de pesquisas justamente para se tentar compreender esse âmbito escolar na educação básica.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3112-3123
Time Duration: 
3112-3123
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141613
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.