You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141615
Title: 
Do aproveitamento da prática à tentativa de reinventar os professores: o estágio supervisionado na formação docente em serviço
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Sponsorship: 
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Abstract: 
Esta pesquisa de mestrado focaliza o estágio supervisionado de prática de ensino em programas de formação em nível superior para professores em serviço, que surgem no âmbito do movimento de universitarização docente pós LDBEN (1996). Elegendo como referencial empírico quatro propostas paulistas de formação professores em exercício (PEC - Formação Universitária, Pedagogia Cidadã, PROESF e o curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIVESP), objetivou identificar as concepções de estágio supervisionado presentes nesses cursos voltados para a formação de professores experientes no magistério. A pesquisa foi realizada sob uma abordagem qualitativa, a partir da análise de documentos e de entrevistas semiestruturadas com tutores, orientadores e coordenadores dos referidos cursos. A análise do conteúdo (BARDIN, 2009) dos documentos e entrevistas revelou um modelo formativo baseado na perspectiva de formação ao longo da vida, valorizando o campo profissional docente como elemento essencial para o desenvolvimento de conhecimentos e competências ligadas à profissão. Nesses programas, os estágios supervisionados foram/são considerados dispositivos para a formação de professores mais flexíveis e capazes de gerirem continuamente sua própria formação por meio de uma atitude reflexiva e investigativa diante da prática profissional. Os programas focalizados revelaram de maneiras diferenciadas um ‘aproveitamento’ da experiência profissional dos alunos-professores, sendo que dois desses cursos manifestaram em suas propostas algumas características de estágios em responsabilidade e em situação de trabalho, modalidades pouco exploradas (ou mesmo ausentes) no cenário da formação docente no Brasil.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5392-5404
Time Duration: 
5392-5404
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Formação de professores em serviço
  • Estágio supervisionado
  • Prática de ensino
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141615
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.