Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141617
- Title:
- Estágio supervisionado na educação física: a mobilização de saberes docentes
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
- O tema Formação de Professores, Estágio Supervisionado e Saberes Docentes têm sido discutidos nos últimos anos por diversos estudiosos e pesquisadores. Nesta direção, o presente trabalho tem como foco de estudo a formação inicial, que se constitui como uma das etapas da formação docente. No geral esse trabalho falará sobre a formação dos professores e a prática docente na perspectiva dos saberes docentes, tendo como lugar de investigação o Estágio Supervisionado. Assim, esta pesquisa teve como objetivo compreender como os estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado na escola constroem/constituem/apontam os saberes que são mobilizados na Prática de Ensino. Opta-se pela pesquisa qualitativa, estudo descritivo, utilizando a entrevista semi-estruturada com 6 estudantes (estagiários) de uma Universidade Pública, do curso de Licenciatura em Educação Física. À vista dos resultados constatamos que os estudantes universitários identificam diversos saberes mobilizados durante a prática de ensino, valorizando os saberes provenientes das disciplinas, dos conteúdos vistos na Universidade. Porém, no que tange a constituição desses saberes foi possível identificar que a sua construção é contínua e tem influencia de diversos momentos nos quais se destaca o processo de escolarização e a prática docente. Concluímos que os estagiários mobilizam diferentes saberes no Estágio Supervisionado, mas que a construção destes saberes é contínua, destacando-se a contribuição do processo de escolarização e da prática pedagógica (prática de ensino + prática docente). Esses dados são significativos na medida que estabelecem um ponto de mediação entre a socialização primária e a secundária.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2265-2277
- 2265-2277
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Estágio supervisionado
- Saberes docentes
- Formação inicial
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141617
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.