Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141627
- Title:
- Parceria universidade e escola: o caso dos estágios curriculares supervisionados em educação física
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- O estágio supervisionado é um momento significativo para a formação de professores, pois permite que os futuros professores apreendam elementos importantes da profissão. Nessa direção, a parceria entre universidade e escola é fundamental para o desenvolvimento dos estágios curriculares, pois pode indicar as possibilidades e limites sobre o desenvolvimento dos estágios supervisionados. Importante que haja um grande envolvimento entre o professor (da escola), o estagiário e o professor formador (da universidade), para que o estágio seja efetivamente significativo. O objetivo desse trabalho foi levantar de que modo ocorre a parceria entre a Universidade e as escolas, visando identificar os elementos que compõem avanços e desafios para a efetivação dos estágios na formação de professores. Para isso, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com os seguintes sujeitos: a) o professor responsável pelos estágios curriculares na Universidade; b) dois professores de Educação Física das escolas; c) duas diretoras que, recebem os estagiários, nas escolas em que trabalham; d) a coordenadora da área de Educação Física na diretoria de Ensino; e) a supervisora responsável pelos estágios na diretoria de ensino. Os resultados encontrados evidenciam as contradições existentes nas visões dos sujeitos envolvidos com o estágio supervisionado e o distanciamento entre escola e universidade parece ser a tônica nas falas dos sujeitos entrevistados, na mesma medida em que são evidenciadas as dificuldades para uma aproximação mais efetiva. Nesse contexto emerge a necessidade de novas ações para que o estágio seja compartilhado por meio de parcerias que promovam qualidade na formação dos futuros professores de Educação Física.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2779-2789
- 2779-2789
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Formação de professores
- Estágios
- Educação física
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141627
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.