You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141631
Title: 
Relações intergeracionais nos estágios supervisionados: contribuições à formação docente
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Sponsorship: 
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Sponsorship Process Number: 
  • FAPESP: 2008/54746-5
  • CNPq: 474327/ 2011-6
Abstract: 
A pesquisa focaliza aspectos, ideais, valores, experiências e vivências que estão presentes nas relações estabelecidas entre graduandos - estudantes do terceiro ano de um curso de Licenciatura em Pedagogia e professores que atuam em escolas municipais e que os recebem em suas classes do ensino fundamental. A partir do estudo, pretende-se identificar processos presentes na aproximação e nas interações estabelecidas entre essas duas gerações profissionais: a dos professores já em exercício e a dos estudantes universitários que pretendem se profissionalizar no magistério. A pesquisa será realizada sob uma perspectiva qualitativa que, segundo André (1995), busca os significados atribuídos pelos sujeitos às suas ações e interações. Para a realização do trabalho de campo, serão escolhidas duas duplas intergeracionais, compostas por professores dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) que tenham de 11 a 15 anos de carreira (HUBERMAN, 2000), e seus estagiários, estudantes do primeiro semestre no 3º Ano em Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo. A coleta de dados será realizada através de filmagens na sala de aula durante as interações entre professor e estagiário em todo o processo do estágio-supervisionado e sessões de autoconfrontação das filmagens coletadas. Todos os dados, serão analisados no que se refere ao seu conteúdo (BARDIN, 1977). Cabe salientar, que a coleta de dados dessa pesquisa terá início no mês de março deste ano, data esta que iniciará os estágios- supervisionados.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3202-3212
Time Duration: 
3202-3212
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Formação de professores
  • Estágio supervisionado
  • Relações intergeracionais
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141631
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.