Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141631
- Title:
- Relações intergeracionais nos estágios supervisionados: contribuições à formação docente
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
- FAPESP: 2008/54746-5
- CNPq: 474327/ 2011-6
- A pesquisa focaliza aspectos, ideais, valores, experiências e vivências que estão presentes nas relações estabelecidas entre graduandos - estudantes do terceiro ano de um curso de Licenciatura em Pedagogia e professores que atuam em escolas municipais e que os recebem em suas classes do ensino fundamental. A partir do estudo, pretende-se identificar processos presentes na aproximação e nas interações estabelecidas entre essas duas gerações profissionais: a dos professores já em exercício e a dos estudantes universitários que pretendem se profissionalizar no magistério. A pesquisa será realizada sob uma perspectiva qualitativa que, segundo André (1995), busca os significados atribuídos pelos sujeitos às suas ações e interações. Para a realização do trabalho de campo, serão escolhidas duas duplas intergeracionais, compostas por professores dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) que tenham de 11 a 15 anos de carreira (HUBERMAN, 2000), e seus estagiários, estudantes do primeiro semestre no 3º Ano em Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo. A coleta de dados será realizada através de filmagens na sala de aula durante as interações entre professor e estagiário em todo o processo do estágio-supervisionado e sessões de autoconfrontação das filmagens coletadas. Todos os dados, serão analisados no que se refere ao seu conteúdo (BARDIN, 1977). Cabe salientar, que a coleta de dados dessa pesquisa terá início no mês de março deste ano, data esta que iniciará os estágios- supervisionados.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3202-3212
- 3202-3212
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Formação de professores
- Estágio supervisionado
- Relações intergeracionais
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141631 Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.