Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141634
- Title:
- A utilização de jogos em sala de aula: contribuição para superação da herança familiar desigual
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
- 2357-7819
- O objetivo desta análise é mostrar como a utilização de jogos em sala de aula ajuda a superar as diferenças da herança familiar, no que diz respeito ao capital cultural. Trata-se de uma reflexão de abordagem qualitativa cuja base empírica vem do relato de experiência de um professor de química que atua no estado de São Paulo. O apoio teórico estrutural vem de Pierre Bourdieu especificamente no que diz respeito à noção de capital cultural, tendo em vista as possíveis relações que serão feitas sobre herança familiar. A utilização do jogo foi eficiente tanto no que diz respeito ao trabalho com os níveis de compreensão diferentes sobre o conteúdo de química por parte dos alunos como para promover o progresso daqueles com maiores dificuldades. Portanto, além de ser uma tentativa de superação da herança familiar desigual, torna-se, por consequência, um recurso didático de transformação da escola, que pode passar de legitimadora de diferenças e excludente, para vir a ser transformadora e democratizante.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10129-10139
- 10129-10139
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Escola
- Capital cultural
- Jogos
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141634
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.