You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141635
Title: 
Interação e alteridade na formação de professores de língua portuguesa
Author(s): 
Vieira, Karina Mayara Leite
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
Este texto aborda aspectos relacionados à formação do professor de língua portuguesa a partir dos conceitos bakhtinianos de interação e alteridade (BAKHTIN, 2006a; 2006b). Para tanto, recorro às reflexões que fiz durante a minha pesquisa de mestrado finalizada em outubro de 2013, da qual resultou a dissertação intitulada “Escrever na escola: o trabalho pedagógico e a formação de alunos escritores”. A investigação, qualitativa de orientação sócio-histórica (FREITAS, 2007), teve como objeto de pesquisa a escrita e o ensino da escrita na escola, e buscou compreender como os alunos se formam escritores. Dialogicamente à reflexão sobre a formação de escritores, e partindo da minha experiência como professora-pesquisadora, busquei compreender também aspectos relacionados à formação de professores de língua portuguesa: como formar professores de língua materna que contribuem para formar alunos escritores? Assim, embasando-me no trabalho que realizei, nos dados da referida pesquisa, na minha experiência como professora-pesquisadora e nas reflexões que realizei durante a escrita da dissertação, proponho para o presente texto retomar alguns pontos discutidos na dissertação e refletir sobre questões relacionadas à formação de professores de língua portuguesa, considerando a interação e a alteridade como pilares que sustentam essa formação.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7875-7883
Time Duration: 
7875-7883
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Interação
  • Alteridade
  • Formação de professores
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141635
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.