You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141636
Title: 
A inserção dos computadores nas aulas de matemática: perspectivas a partir de um estudo na cidade de Rio Claro
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
O objetivo desse artigo é discutir sobre uma evidenciada desarticulação entre a formação inicial do professor de matemática e a inserção dos computadores nas aulas de matemática. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo, pois estamos interessados em compreender aspectos referentes a um determinado grupo social composto por professores de matemática, dentro de um determinado contexto, que, a saber, é a cidade de Rio claro. Os dados do artigo são compostos por questionários, os quais foram aplicados a professores de sete escolas públicas de Rio Claro onde as perguntas solicitavam informações sobre a formação do professor para o uso da tecnologia e sobre como se dava a prática pedagógica caso ocorresse à inserção da mesma. Dentre os referenciais teóricos estamos nos baseando em Borba e Penteado (2001), que argumentam em que argumentam que a informática deve ser um direito de todos, tendo a escola pública e privada o dever de proporcionar ao estudante uma educação que legitime ao menos uma alfabetização tecnológica. Como parte de nossos resultados, evidenciamos que a problemática mais relatada pelos professores que desmotivam o uso do computador está relacionado com a falta de computadores nas escolas e a qualidade dos mesmos. Observamos casos onde o professor possui formação para o uso das tecnologias em sua prática pedagógica, porém não as utiliza por tal problemática mencionada.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3405-3414
Time Duration: 
3405-3414
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141636
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.