You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141638
Title: 
Livro didático: os desafios do processo de construção coletiva com professores de Educação Física do ensino médio
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Sponsorship: 
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Abstract: 
Este estudo teve como objetivo analisar as principais dificuldades apresentadas por professores de Educação Física participantes de um processo de construção coletiva de um livro didático sobre alguns conteúdos referentes a esse componente curricular no Ensino Médio. Optou-se pelo estudo qualitativo e a pesquisa-ação, tendo a participação de cinco professores de Educação Física (dois homens; três mulheres) com média de tempo na docência de 13,8 anos. Os dados foram obtidos a partir do discurso dos participantes ao longo dos encontros referentes a um curso de formação continuada. Entre suas atividades tinha como meta desenvolver um livro didático construído coletivamente para subsidiar as ações profissionais. Ao total foram 12 encontros de formação, havendo a transcrição desses dados. A partir da análise de conteúdo realizada, os discursos com relação às dificuldades na elaboração do material foram divididos em duas categorias: a primeira, referente à necessidade de implementação das atividades propostas e, a segunda, correspondente às dificuldades na escrita e na materialização das ideias. Os resultados indicaram que embora haja dificuldades provenientes da construção coletiva de livros didáticos é possível a organização de grupos de trabalho que possam dialogar e elaborar materiais que auxiliem no desenvolvimentos da prática pedagógica. Proposições como a apresentada, por partirem do “terreno” da prática e por terem nos professores seus autores, tendem a ser significativas na medida que desenvolvem uma cultura da colaboração, trabalham os saberes profissionais, concebem a escola como lugar de formação e produção de saberes e contribuem na construção de uma epistemologia da prática docente.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10821-10832
Time Duration: 
10821-10832
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141638
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.