You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141641
Title: 
A profissionalização docente: formação continuada na perspectiva do PARFOR
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
A formação de professores da Educação Básica enseja novas perspectivas, que, com o passar dos anos e a partir das mudanças políticas ocorridas no país, vêm delineando novos rumos. A exemplo desta nova forma foi instituído, em 2009, o decreto n.º 6.755, que explicita a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica e o Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR). Tais encaminhamentos têm como escopo promover a formação inicial e continuada, agora mediante novas configurações. A presente pesquisa foi realizada com alunos-professores que participam do PARFOR presencial, na UNESP/IBILCE, na formação em Pedagogia, e já atuam na educação básica, tendo, como objetivo, discutir quais as concepções e expectativas que esses profissionais trazem ao iniciar essa formação, levando em consideração práticas desenvolvidas em suas respectivas instituições escolares. Além da fundamentação teórica do trabalho de autores como que discutem tanto a formação inicial como a formação continuada. Para a consecução da pesquisa, foi elaborado um questionário qualitativo e quantitativo com a finalidade de traçar o perfil desse profissional. Participaram da pesquisa treze alunos, que atuam na rede pública de ensino dos municípios próximos a São José do Rio Preto/SP. A partir das respostas emitidas, foi realizada uma reorganização por meio do método de categorização, segundo Bardin (1977), perfazendo uma classificação e agregação do material. Os dados indicam, entre outros aspectos; elevada expectativa que os alunos creditam ao processo formativo proveniente da Universidade, e a busca de qualificação para atuarem com mais segurança na Educação Básica, especialmente no Ensino Fundamental.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7664-7676
Time Duration: 
7664-7676
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Educação
  • Formação continuada
  • Profissionalização
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141641
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.