You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141643
Title: 
Conhecimento docente sobre campo multiplicativo nos anos iniciais: da performance no saresp à performance digital
Author(s): 
Institution: 
  • Pontifícia Universidade Católica (PUC)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
O estudo é de natureza exploratória e apresenta interlocuções entre duas pesquisas em educação matemática finalizadas em 2012. Enfocando o tema campo multiplicativo, o artigo explora a influência das avaliações externas nas ações docentes e apresenta uma alternativa para a formação de professores. Uma das pesquisas é protagonista na nossa história: a pesquisadora investigou o conhecimento profissional docente de professores que ensinam matemática 5º. ano . Ela enfocou o campo multiplicativo, pois os alunos têm apresentado baixo rendimento em questões do SARESP (Sistema de Avaliação e Rendimento do Estado de São Paulo) ao longo dos anos. Cinco professores participaram e os dados foram embasados por: relatórios do SARESP, questionários e entrevistas semi-estruturadas . Com base na noção de estudo de casos, apresentamos a discussão : (1) o SARESP tem influênciado o ambiente profissional docente (2) os professores atribuem importância ao planejamento e a reflexão; (3) nota-se diferentes níveis de dificuldade conceitual dos professores com relação ao campo multiplicativo (4) os professores ensinam utilizando metodologias diferentes e (5) limitações com relação a formação inicial em matemática dos professores são reconhecidas. Mediante os resultados, entra em cena a pesquisa coadjuvante no artigo. O pesquisador explorou possibilidades para a formação matemática de professores dos anos iniciais baseada na noção de performance matemática digital. Propomos a apresentação de obras performáticas que visem a comunicação de ideias matemáticas e a produção de narrativas digitais multimodais. Apresentamos nesse sentido episódios enfatizando a visualização com relação a fração.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10726-10738
Time Duration: 
10726-10738
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Educação matemática
  • Conhecimento profissional docente
  • Performance matemática digital
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141643
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.