You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141650
Title: 
Docência no ensino superior: relato sobre a capacitação para os mecanismos de avaliação ENADE/MEC
Author(s): 
Institution: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Faculdade de Jaguariúna (FAJ)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
As discussões em torno da docência superior vêm ganhando relevância e destaque nos últimos anos, reforçadas, inclusive, pela importância sui generis desta no contexto das transformações pelas quais o cenário acadêmico, principalmente nos cursos de engenharia, está passando frente às mudanças do mundo contemporâneo. A maioria dos docentes de engenharia caracterizam-se por profissionais que atuavam no mercado de trabalho e exerciam a docência, muitas vezes, por “hobby” ou por ter espírito altruísta. Neste sentido, este artigo objetiva relatar a experiência de capacitação em serviço de docentes de um curso superior de Engenharia de Produção de modo a familiarizá-los junto aos mecanismos externos de avaliação de cursos aplicados pelo Ministério da Educação (MEC), em específico o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Para tanto, o artigo busca retratar um método de capacitação em serviço que esta sendo implantado em duas instituições de ensino superior privado, que possui em seu quadro de docentes com profissionais com formação acadêmica mas que dedicam-se também as atividades industriais. O presente trabalho embora em fase de execução já permite identificar pontos positivos de sua aplicação, como, por exemplo, necessidade de adequação curriculares no curso, aumento do uso de textos e relatos científicos junto ao trabalho com alunos, melhorias no mecanismo de avaliação dos alunos ao longo do bimestre/semestre.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9486-9499
Time Duration: 
9486-9499
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141650
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.