You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141664
Title: 
A escola como lócus de formação: a constituição de um grupo colaborativo formado por professores de matemática e apoiado na resolução de problemas
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
Este trabalho discorre sobre a constituição de um grupo colaborativo formado por sete professores de Matemática, de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Além disso, apresentam-se algumas discussões possibilitadas pela reflexão sobre resolução de problemas em sala de aula. Os referenciais teóricos adotados sobre formação de professores no local de trabalho foram Imbernón (2010) e Nóvoa (1992). A Resolução de Problemas permeou as discussões, e em especial, foi trabalhada a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Nessa metodologia, o problema é o ponto de partida para a construção do conhecimento matemático, ele é o gerador de novos conceitos e conteúdos. Para a análise dos dados utilizou-se uma abordagem qualitativa, observando-se como os professores, nesse encontro em particular, consideram as causas das dificuldades dos alunos em resolver problemas. Ressalta-se que o trabalho coletivo/colaborativo, em que reflexões e discussões são promovidas pelos professores, mostrou-se potencializador de aprendizagem e desenvolvimento profissional. A escola, desse modo, pode constituir-se um lócus de formação de professores, como foi o caso do presente trabalho, ao possibilitar que os professores possam desenvolver-se profissionalmente.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4893-4905
Time Duration: 
4893-4905
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Resolução de problemas
  • Formação de professores
  • Grupo colaborativo
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141664
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.