Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141675
- Title:
- A adoção de sistema apostilado de ensino e trabalho docente: apontamentos sobre os problemas e as demandas de uma rede escolar pública municipal
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- 2357-7819
- Nas últimas décadas vários municípios passaram a estabelecer parcerias com o setor privado no setor educacional e uma de suas modalidades envolve a aquisição de Sistemas Apostilados de Ensino (SAE). Esta consiste na contratação de empresas para a compra de materiais didáticos e assessoria didático-pedagógica. Neste trabalho objetiva-se discutir os motivadores, a partir do ponto de vista dos gestores, para a contração de um SAE e caracterizar seu processo de implantação em uma Rede Escolar Pública Municipal (REPM). A pesquisa empírica foi conduzida com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, sendo utilizados como fontes de informação e instrumentos de pesquisa: i) entrevistas com a Secretária Municipal de Educação; a Diretora do Departamento de Orientação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME); e os diretores das escolas do segundo ciclo do EF da REPM. As motivações dos gestores para a adoção do SAE situaram-se na possibilidade de melhoria de aspectos estrutural-organizacionais que propiciariam a superação, ao menos parcial, de problemas de recursos humanos e contribuiria para a melhoria dos índices das Unidades Escolares em avaliações externas. A despeito dos problemas de adaptação, a implantação do SAE teve grande receptividade e aceitação pela comunidade escolar devido à facilitação de desenvolvimento do trabalho cotidiano decorrente da padronização do trabalho didático e da unificação do ritmo de trabalho.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7483-7494
- 7483-7494
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Sistemas apostilados de ensino
- Trabalho docente
- Redes escolares públicas municipais
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141675
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.