Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141688
- Title:
- O uso de jogos no ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em pesquisas de mestrado e doutorado: reflexões sobre a formação dos professores
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- A forma como se ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode originar a disponibilidade das crianças para aprender e, dependendo do uso que se faz, os jogos podem aproximar as crianças do conhecimento matemático, criando um ambiente favorável ao ensino e a aprendizagem. Partindo desse pressuposto, desenvolvemos uma pesquisa de mestrado na qual investigamos dissertações de mestrado e teses de doutorado, realizadas no período de 1991 a 2010, sobre jogos e o ensino e a aprendizagem de Matemática. A metodologia escolhida tem natureza qualitativa, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir de resumos disponíveis no Portal da Capes. A partir de um levantamento geral, em que consideramos todas as pesquisas que em seu título apresentavam palavras relacionadas a jogos e formação de conceitos, analisamos aquelas que utilizaram jogos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na análise das pesquisas foram considerados os sujeitos envolvidos, os objetivos, a abordagem metodológica, os tipos de jogos e conteúdos priorizados, o momento do jogo no espaço escolar, o papel/participação do professor e os resultados obtidos. Neste trabalho, enfocamos a questão da formação dos professores dos anos iniciais e sua influência sobre a prática com jogos nas aulas de Matemática. Constatamos que a necessidade de revisão nos cursos de formação inicial foi apontada como necessária para que o professor tenha autonomia quanto a escolha e uso eficaz dos jogos no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10954-10966
- 10954-10966
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Jogos
- Anos iniciais do Ensino Fundamental
- Ensino e aprendizagem de Matemática
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141688
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.