You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141689
Title: 
Teoria e prática na formação do professor universitário: o estágio como um veículo para o saber docente
Author(s): 
Ferreira, Simônica da Costa
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
As falas voltadas à educação da atualidade resumem-se à formação de professores e sua acuidade. Sabemos que a formação continuada é de grande importância na vida do docente e em se tratando desse assunto, não podemos deixar de ressaltar a grande proporção de conhecimento que o estágio traz ao professor no processo de instauração. Programas como o de Pós-Graduação das universidades têm incentivado seus alunos a realizarem o estágio de docência para uma vivência prática em sala de aula. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem como exigência dos bolsistas a realização desse estágio, fator admirável, pois além de incentivo há o apoio para os bolsistas terem esse contato com alunos e saber como é o ambiente escolar. Nesse relato de experiência temos como objetivo salientar o valor do estágio de docência e da experiência docente no processo para a formação do professor. Ressaltamos a necessidade de se valorizar a teoria e a prática para um trabalho completo. Estudou-se bibliografias que puderam possibilitar o conhecimento do gênero fábulas no processo de formação do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente, na disciplina de Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa II, na sala do 4º ano. . Nesse sentido o estágio é um importante instrumento no processo de ensino-aprendizagem para formação do futuro professor.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9656-9662
Time Duration: 
9656-9662
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Formação docente
  • Teoria e prática
  • Estágio
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141689
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.