Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141693
- Title:
- Educação de qualidade: concepções da equipe gestora e de docentes em análise
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- Este estudo teve como objetivo analisar as concepções da equipe gestora e docentes de duas escolas públicas municipais do interior paulista (uma com alto e a outra com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, considerando a média do município) sobre qualidade da educação a partir de dois eixos principais: organização do trabalho na escola e avaliação em larga escala. O material utilizado na análise foi reunido a partir de entrevistas realizadas com professores, coordenadores, auxiliares de direção e diretoras das referidas escolas. O referencial teórico que norteou a pesquisa foram os estudos desenvolvidos por Dias Sobrinho (2004) e Abdian (2010). O trabalho analítico identificou que a maneira como os profissionais da educação compreendem o que seria educação de qualidade influencia o trabalho desenvolvido nas respectivas escolas. Com efeito, sem desconsiderar a influência das determinações formais impostas às instituições de ensino, entre elas, a necessidade de submeter periodicamente os alunos aos processos avaliativos em larga escala, destaca-se as possibilidades de os profissionais que atuam no cotidiano escolar promoverem mudanças no sentido de uma efetiva educação de qualidade.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7784-7794
- 7784-7794
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Avaliação em larga escala
- Qualidade de ensino
- Gestão escolar
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141693
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.