You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141699
Title: 
O professor diante da violência doméstica e as implicações no cotidiano escolar
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
A violência, fenômeno que ocorre entre as relações sociais e interpessoais e que remete a uma relação de poder, é vista na atualidade como natural na sociedade, em que o mais forte domina o mais fraco. A violência doméstica é caracterizada como importunação sistemática e continua de um sujeito por outro, e através de atos físicos ou psicológicos que ocasiona danos no desenvolvimento do indivíduo. Esse estudo objetivou verificar se na escola o docente identifica casos de violência doméstica. Discutir a temática junto aos educadores proporciona refletir e perceber os efeitos danosos da violência doméstica nos alunos. Essa pesquisa qualitativa utilizou como instrumento a entrevista com três professoras da educação infantil de uma escola pública. Os dados obtidos foram analisados a partir da análise de conteúdo temática e evidenciaram a necessidade dos docentes reconhecerem os diversos tipos de violência que pode acometer criança e o adolescente e identificar os sintomas que o aluno pode vir apresentar quando é vítima, bem como, conhecer procedimentos legais a serem utilizados para proteger a criança e adolescente da violência. A pesquisa considerou que as docentes têm pouca informação sobre o que postula a legislação ou ainda preferem abster-se a respeito do assunto. Quando presenciam casos de violência contra alunos, elas se alienam, ou declaram não saber o que fazer, principalmente por temerem os pais. A discussão acerca da temática nas escolas é importante para o professor poder trabalhar com a criança vítima da violência e oferecer subsídios para protegê-la. É necessário os cursos de formação docente abordar a temática junto ao futuro profissional, para que este possa se despir de valores socialmente construídos e atuar de forma a ajudar o aluno vítima de violência.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4238-4248
Time Duration: 
4238-4248
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141699
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.