Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141735
- Title:
- O papel dos cursos de letras na formação dos professores de leitura e literatura
- Antunes, Benedito
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
- O relato apresenta conclusões parciais de pesquisa destinada a estudar as condições da formação do professor de língua e literatura nos cursos de Letras. Toma como referência a organização curricular dos cursos de Letras no Brasil e na Itália, com base em estágio realizado na Universidade de Siena em 2011 para desenvolver o projeto “Os estudos literários e o ensino de literatura na universidade italiana”. Embora se trate de dois contextos distintos do ponto de vista tanto econômico e social quanto cultural e educacional, a comparação permite que se formulem questões relevantes no tocante ao papel das universidades públicas na formação dos formadores de leitores. Na Itália e no Brasil os cursos de Letras encontram-se em crise por causa das perspectivas profissionais para professores, seja pela falta de postos de trabalho pura e simplesmente no país europeu, seja pelo pouco interesse que a profissão desperta entre nós. Diferentemente da Itália, porém, no Brasil, a crise envolve outros fatores, especialmente a mudança da classe social dos universitários que optam pelos cursos de licenciatura. Nesse quadro, acentua-se a carência de profissionais capazes de desenvolver competências fundamentais da educação básica, como a leitura e a escrita. Tradicionalmente, essa tarefa tem sido desenvolvida pelos cursos de Letras, cuja oscilação de objetivos entre formar professores e formar especialistas em letras se apresenta como um complicador num momento em que mais se necessita de bons professores para atuar na educação básica. A pergunta que se coloca, portanto, toca os próprios objetivos dos cursos de Letras no momento: o que podem fazer para responder a essa necessidade social?
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7252-7262
- 7252-7262
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Formação do leitor literário
- Formação do professor de Português
- Leitura na escola
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141735
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.