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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141743
Title: 
As representações sociais dos gestores sobre seu papel na escola pública
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
Este artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa “Desenvolvimento Profissional do Gestor Escolar na Perspectiva da Pesquisa-Ação: das representações à reorganização escolar”, associada ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação, sediada na Fundação Carlos Chagas/SP, cujo objetivo é aprimorar a formação dos gestores escolares da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente/SP. O trabalho busca apresentar as representações sociais de diretores sobre o que pensam ser o seu papel e as maiores dificuldades que enfrentam no desempenho de sua ação no cotidiano escolar, tendo por base a Teoria das representações sociais. O artigo analisa os dados coletados junto a 35 diretores da Diretoria Regional de Ensino de Presidente Prudente - SP, por meio de um questionário, com questões fechadas e abertas, usando também a técnica de associação livre de palavras. Para categorização e análise das questões de associações livres de palavras usamos o software EVOC, e a técnica de análise de conteúdos para as questões abertas. Como resultados parciais, verificamos, primeiramente, que os diretores de escola se sentem sobrecarregados no desempenho de sua função. Quanto às concepções sobre seu papel, elas transitam entre a ideia de liderança democrática e participativa, de um lado e, de outro, a percepção do diretor como um administrador, o que sugere uma visão mais técnica e burocrática, acrescidas, ainda, pelo conceito, fortemente apontado, do diretor como mediador de conflitos. Dentre as principais dificuldades enfrentadas no exercício de sua função, destacam-se a ausência dos pais e da família, o despreparo e a má formação dos docentes, bem como a predominância do trabalho de natureza burocrática, ao qual devem dar encaminhamento.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5136-5148
Time Duration: 
5136-5148
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141743
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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