You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141747
Title: 
Cuidar e educar e amor pela profissão e pela criança: concepções das professoras de educação infantil
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
Esta pesquisa tem como objetivo qualificar o cuidar e o educar, bem como identificar e analisar os significados atribuídos pelos professores à sua profissão. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva. A pesquisa de campo realizou-se em três unidades escolares de uma cidade do interior do Estado de S. Paulo, sendo elas duas creches e uma Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI. Os dados foram coletados durante um programa de formação continuada realizado em um município do interior do Estado de São Paulo, que aconteceu no período letivo de 2013, totalizando 45 horas. O questionário foi o instrumento metodológico utilizado e permitiu a categorização dos dados em oito categorias de análise – cuidar e educar; transmissor de conhecimentos; multiprofissional; aprender e ensinar; preparação para o Ensino Fundamental; amor pela criança e pela profissão; conhecimento do desenvolvimento infantil e emoção. A partir da análise constatou-se que para a maioria das profissionais em formação continuada que para ser professor de educação infantil é necessário amar a criança e a profissão e cuidar e educar.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4613-4623
Time Duration: 
4613-4623
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141747
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.