You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141753
Title: 
Expedições x excursões: uma ação educativa para além dos muros escolares que favorece a construção de saberes docentes
Author(s): 
Institution: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
Esse texto revisita uma experiência de 2004, vivenciada em um curso de formação de professores. Na ocasião a proposta foi propiciar uma experiência de formação cultural, história, científica e estética que favorecesse a superação do conceito de aula como união de espaço e tempo, no qual os alunos recebem do professor os conhecimentos necessários para a vida em sociedade. A escola é concebia como a “morada do saber” e nesta perspectiva a sociedade valoriza o saber produzido em seu interior, entretanto há uma inquietação presente no dia-a-dia destas instituições, como garantir que esse saber chegue efetivamente aos alunos? Que metodologia utilizar para fazê-los perceber todo o conhecimento disponível na escola e no seu entorno? Para responder a estas questões foi proposto o projeto expedições investigantes aos alunos do CEFAM “Profª Lourdes de Araújo” - Bauru/SP, que tinha como objetivo principal integrar de forma coerente, no processo de ensino e aprendizagem, a riqueza da chamada educação assistemática e extra – escolar, produzida nos diferentes espaços pelos quais transitamos. Participaram da experiência 180 adolescentes do curso de formação de professores em nível médio. O Projeto Expedições Investigantes é uma proposta de metodologia pautada no conceito de experiência (Bondía, 2002). Inovar a prática pedagógica pode significar pular os muros da escola e construir conhecimento na rua, garantir uma aprendizagem significativa e que envolva todos os alunos.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 543-552
Time Duration: 
543-552
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Expedição
  • Metodologia
  • Formação de professores
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141753
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.