You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141754
Title: 
Formação contínua dos gestores do município de Regente Feijó-SP através da pesquisa-ação
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
Este artigo relata uma experiência realizada com gestoras escolares da rede municipal de ensino de Regente Feijó-SP em 2012. Para seu desenvolvimento, partimos das representações sociais coletadas na pesquisa do Núcleo de Ensino do ano de 2011, vinculada à FCT/UNESP, na qual, as gestoras apontavam a família como os responsáveis pelas dificuldades enfrentadas pela escola e pelo aluno atual. Assim, a pesquisa teve como objetivo criar possibilidades de vivenciar uma política de formação contínua no município investigado, levando em conta a voz dos próprios professores e gestores. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa e utilizou como metodologia a pesquisa-ação. Foram realizados 8 (oito) encontros com as gestores de todas as 6 (seis) escolas municipais e uma reunião junto aos professores de uma das escolas no momento do HTPC (Horário de Trabalho Coletivo Pedagógico). Com o levantamento das dificuldades detectadas no estudo, foram definidas coletivamente, as ações a serem realizadas. Todas as gestoras apontaram a falta de participação dos pais como dificuldade e, a partir disso, para cada escola foi refletido e elaborado um Plano de Ação adequado à sua realidade, visando à aproximação dos pais com a escola como estratégia que venha a viabilizar avanços na melhoria da qualidade da escola pública. Percebemos como resultados positivos que podemos citar a modificação da atitude de insegurança de algumas gestoras e a melhoria das relações interpessoais no grupo. Sobre a metodologia, afirmamos que é possível a realização da pesquisa-ação colaborativa como estratégia para que haja desenvolvimento profissional das gestoras, refletindo-se na melhoria da escola e na sua relação com a comunidade, num processo de reflexão em busca de soluções discutidas coletivamente.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3956-3968
Time Duration: 
3956-3968
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141754
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.