Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141766
- Title:
- Método autobiográfico e metodologia de narrativas: contribuições, especificidades e possibilidades para pesquisa e formação pessoal/profissional de professores
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- Neste artigo apresentamos o método autobiográfico e a metodologia de narrativas, em seguida discutimos a relevância do uso das narrativas autobiográficas nas pesquisas educacionais e comentamos a possibilidade da utilização desse tipo de metodologia na pesquisa educacional e na formação de professores com a proposição de que o professor é uma pessoa que possui seus próprios saberes sobre o trabalho que desempenha. Este trabalho visa, portanto, a esclarecer a razão pela qual o método – cuja relevância está não apenas no peso que tem sobre o processo de formação do professor como também o situa como protagonista desse processo – pode ser utilizado nas pesquisas educacionais. Explicitamos então, a origem do método e seus pressupostos teóricos e realizamos na sequência uma discussão sobre a metodologia de narrativas e o uso delas com o caráter autobiográfico relativas às trajetórias profissionais dos professores e seu poder formativo.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4094-4106
- 4094-4106
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141766
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.