You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141774
Title: 
Relatos de professores que ensinam a ler e a produzir textos sobre sua experiência como leitores e produtores de textos
Author(s): 
Parisotto, Ana Luzia Videira
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
Esta pesquisa objetivou investigar, a partir da ótica de professores do Ensino Fundamental I, o significado atribuído à produção textual. Nesse sentido, buscou estabelecer como os docentes pesquisados se constituem como leitores, produtores de textos e professores de língua materna. É de abordagem qualitativa, do tipo colaborativa, pois, dentre outros aspectos, visa à busca de soluções para problemas concretos do cotidiano escolar. Após delimitação necessária à configuração deste artigo, optou-se por apresentar os dados coletados por meio de relatos orais de duas professoras os quais foram analisados à luz da análise do discurso de linha francesa. As docentes manifestaram algumas crenças com relação à leitura que poderiam ser revistas: a ideia de que o professor é o detentor do conhecimento, não lhe sendo permitido ter dúvidas ou desconhecimento sobre algum assunto e a convicção plena de que em família de professores formam-se sempre bons leitores. No que diz respeito a serem produtoras de texto e professoras que ensinam a escrever, as docentes não parecem valorizar tanto o ensino da produção textual quanto valorizam o ensino da leitura.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6101-6113
Time Duration: 
6101-6113
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141774
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.