You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141787
Title: 
Estratégias de ensino e recursos pedagógicos utilizados no ensino da modalidade badminton à pessoa com deficiência intelectual
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
Ao se contrapor a formação dos docentes do ensino comum regular com a inclusão escolar vivenciada pelo sistema educacional brasileiro, a qual garante acesso, permanência e qualidade do ensino, destaca-se a importância do desenvolvimento na formação e cotidiano escolar da Tecnologia Assistiva (TA), entendida nesta pesquisa com estratégias de ensino e recursos pedagógicos. Nesta perspectiva, a pesquisa possui como objetivo a construção/ adaptação de estratégias de ensino e recursos pedagógicos que favoreçam o ensino-aprendizagem da modalidade do Badminton às pessoas com deficiência intelectual. A pesquisa foi desenvolvida com alunos diagnosticados com Deficiência Intelectual, matriculados na APAE de Presidente Prudente. Para o ensino da modalidade foram desenvolvidas 40 intervenções, dividindo os fundamentos do Badminton de acordo com as habilidades motoras básicas propostas por Gallahue (2003): estabilizantes, manipulativas e locomotoras. No desenvolvimento das atividades ao nos depararmos com obstáculos no desenvolvimento da modalidade, utilizou-se como parâmetro para sua superação as etapas do fluxograma de Manzini e Santos (2002). Utilizou-se na pesquisa a abordagem exploratória, analítico-descritiva, e a coleta de dados baseada na observação e registro por meio de uma ficha de registro. Concluiu-se que a utilização das TA foram essenciais e indispensáveis para o desenvolvimento e sucesso da aprendizagem da modalidade esportiva, destacando sua importância na formação do docente, bem como em seu cotidiano.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9050-9060
Time Duration: 
9050-9060
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Tecnologia assistiva
  • Recursos pedagógicos e estratégias de ensino
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141787
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.