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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141791
Title: 
A importância do trabalho educativo do professor para o desenvolvimento da atenção e memória voluntária em crianças diagnosticadas com TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) na escola
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Sponsorship: 
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Abstract: 
O crescente número de crianças diagnosticadas com Transtorno Déficit Atenção/Hiperatividade (TDAH) vem se tornando motivo de preocupação. Muitos “diagnósticos” se baseiam apenas no comportamento em sala de aula, o que faz com que muitas crianças sejam rotuladas como hiperativas e consequentemente medicadas de forma indiscriminada, prejudicando seu desenvolvimento e aprendizagem. Diante desse fato, realizamos um Projeto de Intervenção e Pesquisa objetivando superar o senso comum de que todo aluno desatento e/ou inquieto tem TDAH e deve receber medicação para ser “controlado”. Reforçamos que mediante atividades ludo-pedagógicas estas crianças podem superar as dificuldades apresentadas na escola e que práticas diferenciadas planejadas de forma intencional pelo professor são essenciais para o desenvolvimento infantil. O referencial teórico metodológico utilizado é baseado na Teoria Histórico-cultural proposta por Vigotsky (1996, 2001). O projeto se desenvolveu com observações sistemáticas em uma escola municipal de Pres. Prudente/SP e posterior intervenção no LAR (Laboratório de Atividades Ludo-pedagógicas), com crianças de 06 a 08 anos diagnosticadas com TDAH, visando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, em especial a atenção e memória voluntária. Os resultados obtidos nas observações até o momento apontam que as crianças realmente apresentam dificuldades de aprendizagem na escola, entretanto, nas intervenções no LAR, mostram-se atentas e concentradas durante as atividades propostas. A partir disso concluímos que o trabalho lúdico-educativo do professor com atividades diferenciadas na escola são de extrema importância para a superação de dificuldades e desenvolvimento desses sujeitos.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3382-3391
Time Duration: 
3382-3391
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Atividades ludo-pedagógicas
  • Professor mediador
  • TDAH
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141791
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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