You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141793
Title: 
Novas perspectivas das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem para orientação e acompanhamento dos formadores na EAD
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
Este estudo, é um recorte da tese de doutoramento, apresenta uma investigação sobre a ferramenta Fórum de Discussão do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Plataforma Teleduc, como recurso de orientação e acompanhamento dos formadores da equipe do curso de Tecnologia Assistiva, projetos e acessibilidade: promovendo a inclusão escolar (T.A). O objetivo central foi verificar as possibilidades de interações entre a equipe na ferramenta escolhida. As ações implementadas pela coordenação do curso de T.A, foram fundamentadas pelos referenciais teóricos da Educação a Distância e possibilitaram uma revisão conceitual no que se refere à interação no AVA. Os procedimentos metodológicos foram pautados nos preceitos da pesquisa qualitativa e apresenta uma análise estatística descritiva com figuras e tabelas. Os resultados da análise dos dados permitiram uma compreensão de como foram construídas estratégias de mediação a partir das interações e acompanhamento proporcionados pela ferramenta Fórum de Discussão e da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Os dados analisados, bem como as considerações apontadas pelos participantes demonstraram a possibilidade de comunicação que permitiram reflexões e transformações nas práticas pedagógicas no AVA. Disto decorre que a adoção de estratégias ou metodologias precisa de forte compromisso por parte da coordenação de um curso em Educação a Distância, no sentido de garantir um processo de orientação e acompanhamento de qualidade.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11751-11763
Time Duration: 
11751-11763
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141793
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.