You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141806
Title: 
O currículo dos cursos de graduação em ciências biológicas da Unesp e a s necessidades formativas para professores do ensino médio do Estado de São Paulo: o início de um diálogo
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
Os cursos de graduação em Ciências Biológicas da UNESP passaram por uma reformulação e foi produzido um currículo básico comum que os articula. Em um Relatório deste processo está definida uma proposta curricular. Visando identificar se as licenciaturas prepararão o futuro professor frente às expectativas presentes no atual Currículo oficial do Estado de São Paulo para o Ensino Médio, buscamos analisar, em parte, tal documento e o Relatório. Propondo atender às necessidades dos alunos da Educação Básica no contexto da sociedade atual, o Currículo oficial mostra preocupação com a transversalidade, contextualização e interdisciplinaridade. Tal perspectiva apresenta-se como desafio para os futuros professores, pois o Relatório indica centralidade na descrição dos fenômenos da Biologia, não necessariamente próximos de temas presentes na vida dos estudantes; não há referência à maior articulação entre os conteúdos das disciplinas específicas ou destes com os de Fundamentos Sociais e Filosóficos e/ou das pedagógicas; há indicação da transversalidade e interdisciplinaridade, mas sem maiores delimitações e a responsabilidade de viabilização destas é atribuída aos professores do curso. Assim, entendemos serem necessários espaços, projetos e metodologias que viabilizem o diálogo entre os docentes e reflexões sobre a importância de ampliarem suas visões sobre variados temas, destacando-se questões relativas às necessidades formativas dos professores da Educação Básica na atualidade. Para tanto, o apoio da instituição e do Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas da Unesp, bem como a previsão de ações nos Projetos Político Pedagógicos dos cursos são imprescindíveis.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10904-10916
Time Duration: 
10904-10916
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Competência pedagógica
  • Currículo do Estado de São Paulo
  • Formação contínua dos formadores
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141806
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.