You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141808
Title: 
O material didático como recurso facilitador no ensino de números para alunos deficientes intelectuais
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
A pesquisa pretende demonstrar como o uso de jogos auxilia no desenvolvimento, internalização dos números com alunos deficientes intelectuais e incentiva a socialização. A pesquisa foi desenvolvida a partir da observação de duas turmas de 1° ano do ensino fundamental, uma com um aluno deficiente intelectual e outra sem inclusões, entrevista com as duas professoras dessas turmas e a elaboração do material didático. Com essa pesquisa foi possível perceber, com base nas entrevistas e nas observações que as professoras se sentem despreparadas para trabalhar com alunos com deficiência, e os jogos são uma alternativa, porém demanda tempo no processo de elaboração, confecção e execução sendo este um dos motivos que a dificultam a realização dos mesmos. Portanto podemos concluir nesse momento que os profissionais da educação ainda, estão despreparados para lidar com a inclusão, devendo esta ser uma questão na formação do professor, como apontam os participantes da pesquisa, outro ponto destacável dessa pesquisa é o sistema educacional, a preocupação com a quantidade de conteúdos e não a qualidade, os professores se sentem preocupados em cumprir as exigências do sistema educacional e não podem desprender tempo para outras alternativas didáticas, como jogos, filmes, atividades lúdicas que envolvam a aprendizagem, ficando presos em um mecanismo tradicional de ensino.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9406-9417
Time Duration: 
9406-9417
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Formação de professores
  • Deficiência intelectual
  • Material didático
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141808
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.