Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141813
- Title:
- Formação de professores e a educação a distância: a voz dos alunos do PARFOR
- Tezani, Thaís Cristina Rodrigues
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- Nossa proposta com esse trabalho é apresentar os resultados de uma discussão que surgiu diante do processo de articulação e reestruturação curricular dos cursos de Pedagogia realizado a pedido a Pró-Reitoria de Graduação da UNESP articulado com as especificidades dos alunos que cursam o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Com o objetivo de desencadear ações que levassem à constituição de organizações curriculares semelhantes para os cursos de mesma nomenclatura, os documentos apontaram que embora todos os cursos obedeçam mesma legislação, a organização curricular de cada um apresenta singularidades. No caso, nos atemos ao curso de Pedagogia de Bauru, iniciado em 2001, e dentre os demais é o único que se distingue pela presença de disciplinas que trabalham com a questão das TIC e possui uma turma com 20 alunos do PARFOR. Diante dessas especificidades, realizou-se estudo nos documentos oficiais do curso e uma ação experimental de uso da educação à distância na formação inicial de professores, especificamente no PARFOR em virtude da sua especificidade. São etapas do trabalho: 1) revisão da literatura sobre educação à distância e formação de professores; 2) estudo dos documentos oficiais do curso de Pedagogia da UNESP de Bauru; 3) elaboração e execução de uma proposta didática de ambiente virtual de aprendizagem; 4) descrição e categorização dos dados; 5) análise e interpretação dos resultados. Conclui-se, no caso específico do PARFOR o uso da EaD enquanto complemento das atividades presenciais apresentou ótimos resultados. A presença de disciplinas relacionadas as TIC na formação de professores é fundamental, pois o uso dos ambientes virtuais de aprendizagem possibilitam novas possibilidades de articulação teórica e prática.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11730-11741
- 11730-11741
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141813
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.