You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141814
Title: 
Formação de professores: os compromissos e desafios da universidade pública frente ao diálogo interdisciplinar entre a educação, comunicação e as tecnologias
Author(s): 
Magnoni, Maria da Graça Mello
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
O presente trabalho tem por objetivo a avaliação, interpretação e proposição de ações e recursos destinados à formação universitária dos(as) pedagogos(as) que atuarão nas redes públicas e privadas de Educação Básica, na condição de alfabetizadores(as) na Educação de Jovens e Adultos. Considerando os conteúdos, a metodologia, os objetivos e os vínculos estabelecidos com o contexto, elementos fundamentais no processo educativo, a formação dos professores para utilizar os recursos e as possibilidades das tecnologias no trabalho educativo escolar é de extrema necessidade e urgência num contexto, marcado pelos avanços tecnológicos e científicos. A formação do professor responsável pelo processo educativo, requer contínua atualização profissional, ou seja, necessita ser “alfabetizado” para as mídias, para o ensino dos conteúdos com o auxílio dos meios. A partir dos conceitos e das práticas pedagógicas desenvolvidas por Paulo Freire, buscamos proporcionar espaço, a partir de uma pedagogia dialógica, para a aquisição de conteúdos e de formação tecnológica que possibilitem autonomia profissional na produção dos conteúdos e dos recursos didáticos, na intenção de superar a defasagem existente entre o modelo de comunicação que vigora, hoje em dia, fora da escola, na sociedade da comunicação e o modelo ainda hegemônico de comunicação no qual se baseia o saber escolar.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6556-6568
Time Duration: 
6556-6568
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Formação de professores
  • Educação de jovens e adultos
  • Tecnologias
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141814
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.