Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141816
- Title:
- Projetos e práticas de formação continuada: relato de pesquisa em duas escolas brasileiras no Japão
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- O grande fluxo migratório entre as nações a partir do século XX obrigaram os imigrantes a adaptarem-se a diferentes culturas, línguas, costumes e regras. A pesquisa apresenta situações enfrentadas por duas escolas brasileiras localizadas na província de Aichi – Japão, e suas condições formativas de sujeitos inseridos em um contexto escolar similar ao do Brasil. O intuito da pesquisa foi conhecer a realidade da educação infantil para filhos de decasséguis no Japão, como são suas condições de acesso e permanência nessas escolas. Como ferramenta de coleta de dados utilizou-se os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil (BRASIL, 2009), em um estudo de caso com observação direta em pesquisa de campo e análise com abordagem qualitativa. Dentre os resultados obtidos,as avaliações detalhadas das dimensões 5 (espaços, materiais e mobiliários) e 6 (formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais) apontaram índices preocupantes,com percentuais elevados de ações, atitudes ou situações não consolidadas ou inexistentes nas instituições. O governo brasileiro apenas reconhece a instituição de ensino, porém, não supervisiona, disponibiliza verbas ou oferece cursos de aperfeiçoamento para funcionários.Estes tentam complementar e atualizar seus conhecimentos com recursos próprios ou, na maioria das vezes não conseguem concretizar essa etapa de formação. A preocupação por uma educação de qualidade para essas crianças é constante:por um lado readaptação ou adaptação à cultura do Brasil, por outro, a incerteza do tipo de educação proporcionada a esse grupo durante a sua estadia no Japão.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6052-6062
- 6052-6062
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141816
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.