You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141816
Title: 
Projetos e práticas de formação continuada: relato de pesquisa em duas escolas brasileiras no Japão
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
O grande fluxo migratório entre as nações a partir do século XX obrigaram os imigrantes a adaptarem-se a diferentes culturas, línguas, costumes e regras. A pesquisa apresenta situações enfrentadas por duas escolas brasileiras localizadas na província de Aichi – Japão, e suas condições formativas de sujeitos inseridos em um contexto escolar similar ao do Brasil. O intuito da pesquisa foi conhecer a realidade da educação infantil para filhos de decasséguis no Japão, como são suas condições de acesso e permanência nessas escolas. Como ferramenta de coleta de dados utilizou-se os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil (BRASIL, 2009), em um estudo de caso com observação direta em pesquisa de campo e análise com abordagem qualitativa. Dentre os resultados obtidos,as avaliações detalhadas das dimensões 5 (espaços, materiais e mobiliários) e 6 (formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais) apontaram índices preocupantes,com percentuais elevados de ações, atitudes ou situações não consolidadas ou inexistentes nas instituições. O governo brasileiro apenas reconhece a instituição de ensino, porém, não supervisiona, disponibiliza verbas ou oferece cursos de aperfeiçoamento para funcionários.Estes tentam complementar e atualizar seus conhecimentos com recursos próprios ou, na maioria das vezes não conseguem concretizar essa etapa de formação. A preocupação por uma educação de qualidade para essas crianças é constante:por um lado readaptação ou adaptação à cultura do Brasil, por outro, a incerteza do tipo de educação proporcionada a esse grupo durante a sua estadia no Japão.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6052-6062
Time Duration: 
6052-6062
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141816
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.