Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141830
- Title:
- Altas habilidades/superdotação: comparando um programa de formação continuada para professores aplicado nas modalidades presencial e a distância
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
- Altas Habilidades/Superdotação (AH/S) corresponde a uma área da Educação Especial que em termos de políticas educacionais de identificação, atendimento e avaliação de serviços observou-se quase inexistente. Delineou-se tal estudo objetivando: identificar quais concepções os professores têm sobre alunos com AH/S; elaborar, aplicar e avaliar um programa de formação continuada, realizando-o em duas modalidades de ensino (presencial e a distância) e, posteriormente, comparar os resultados obtidos nas duas modalidades, bem como a percepção dos professores antes e depois do curso. O Programa teve carga horária de 52 horas com atividades de cunho teórico-prático e o conteúdo programático tratou-se de: a) Marcos: legal, histórico e conceitual sobre AH/S; b) Caracterização dos alunos com AH/S; c) Identificação e Atendimento Especializado; d) Escolarização de alunos com AH/S e prática pedagógica; e) Criatividade e produção do plano individual de ensino. A pesquisa teve abordagem quanti-qualitativa, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados questionários, pré e pós teste e registros escritos e gravados dos encontros, participaram cerca de 50 professores (divididos em duas turmas). Enquanto resultado tem-se que o Programa causou impacto na cidade de Bauru de acordo com as informações repassadas pelos representantes da Secretaria Municipal de Educação. Os professores participantes divulgaram as informações adquiridas sobre o tema em suas respectivas escolas. Isto causou curiosidade nos gestores e demais professores, que constantemente procuravam e ainda procuram a Secretária Municipal de Educação de Bauru para solicitar maiores informações e maneiras alternativas de formação sobre o assunto. Todos os participantes, avaliaram o Programa positivamente.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8855-8867
- 8855-8867
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141830
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.