You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141844
Title: 
projetos, participação e pesquisa do professor da escola de ensino básico
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
O objetivo dos autores foi realizar pesquisas sobre o ensino e aprendizagem em ciências em salas do 6º ano da educação básica de duas escolas publicas estaduais paulista da região noroeste do Estado. Foram realizados encontros quinzenais com as professoras nas duas escolas para o desenvolvimento de atividades de formação de professor em conteúdo, de projetos e pesquisa. Nas duas escolas foi trabalhada a formação do professor em temas específicos da componente curricular e também os métodos de ensinar. Numa das escolas foi trabalhada atividades em grupo. Iniciou-se com atividades de dinâmica para criar condições para desenvolver trabalho em equipe, como organizar e estruturar a participação de cada um dos alunos. Na outra escola foi proposto um projeto temático para introduzi-los em educação ambiental e o objeto escolhido foi a composteira. No processo de ensinar nas duas escolas foram verificados alunos participativos e, professor atento para ora responder e para ora mediar, fazendo com que os aprendizes buscassem as respostas, incentivando-os a pesquisar, refletir, de forma comprometida e responsável na construção do saber. As ações das professoras e as respostas dos alunos foram observadas e registradas pelas professoras, que refletiram o seu fazer. As professoras participantes das duas escolas consideraram bons os resultados obtidos na aprendizagem dos alunos em função das atividades introduzidas. Os dados dos registros das professoras foram por elas transformados em trabalhos e apresentados no III Encontro do Núcleo de Ensino de Ilha Solteira. Verificam-se alunos motivados e mais participativos, satisfeitos com as etapas vencidas e espaços conquistados. As professoras tornaram-se confiantes e pesquisadoras envolvidas na aprendizagem dos alunos e na sua formação.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6063-6072
Time Duration: 
6063-6072
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141844
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.