Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141849
- Title:
- A experiência da iniciação a docência na formação de futuros professores de física por meio do uso de narrativas
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- Este estudo, de abordagem qualitativa, procurou analisar, por meio de narrativas, as experiências vivenciadas e o processo de constituição docente de três licenciandos de um curso de Licenciatura em Física, de uma Universidade Pública Estadual, que participaram do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em parceria com uma escola pública da rede estadual de São Paulo. O registro das experiências e vivências docentes dos futuros professores foi realizado por meio de narrativas, as quais se mostraram importantes ao possibilitar, posteriormente, a reflexão dos licenciandos sobre suas experiências docentes quanto a expectativas, sentimentos e posicionamentos quanto ao exercício da profissão frente a realidade escolar, permitindo, então, a compreensão sobre o processo de ser e fazer-se professor. Dessa forma, as narrativas, como se buscou apresentar neste trabalho, representam uma estratégia vantajosa, pois permitiu que os licenciandos, ao narrar pudessem refletir sobre sua formação, a prática docente e a legitimação das experiências vivenciadas junto aos professores da escola. Além disso, mostrou-se um importante recurso na produção de sentido à experiência humana e, de modo específico a experiência docente.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 52-63
- 52-63
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141849
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.