Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141852
- Title:
- Análise do processo de consolidação da implantação de linha de pesquisa relacionada ao ensino de ciências para alunos com necessidades educacionais especiais
- Camargo, Eder Pires de
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- Analisa-se a consolidação do processo de implantação de linha de pesquisa relacionada ao Ensino de Ciências para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no período de maio de 2011 a abril de 2012. Tal período é destacado, pois, o início da implantação da linha de pesquisa deu-se em 2005. As seguintes ações foram adotadas: (a) Oferecimento de disciplinas (nível de graduação e pós-graduação), sobre inclusão de alunos com NEE; (b) produção de monografias, trabalhos de qualificação e de mestrado; (c) orientação de trabalhos de mestrado e Doutorado; (d) estruturação de Laboratório que dá suporte às investigações. Foram desenvolvidos trabalhos sobre ensino de ciências/deficiência visual, ensino de ciências/deficiência auditiva e ensino de ciências/deficiência intelectual. A metodologia de investigação que caracteriza os trabalhos é a qualiquantitativa, pois, os processos e as considerações percentuais são de fundamental importância ao entendimento dos fenômenos. O método de “análise de conteúdo” foi empregado no tratamento dos dados. Resultados gerais indicam a importância da comunicação para a promoção de inclusão, a necessidade de entendimento sobre a função do intérprete de sinais nas aulas de ciências e uma discussão sobre perfil de inteligência para a aprendizagem de ciências. Destacam-se algumas questões que orientaram as investigações: Como seria a atuação do intérprete de sinais em classes caracterizadas por padrões discursivos dialógicos? Pode a ausência de visão sinalizar caminhos interpretativos mais adequados para fenômenos e conceitos científicos como os de mecânica quântica e relatividade?
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8886-8897
- 8886-8897
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141852
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.