Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141853
- Title:
- Avaliando uma proposta de metodologia de formação continuada em química
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- Neste trabalho descrevem-se ações metodológicas realizadas durante a execução de um projeto de intervenção realizado em parceria com a Diretoria de Ensino de Andradina, envolvendo professores de química vinculados a ela. Nessa proposta consideram-se os aspectos pessoais, profissionais e organizacionais, na tentativa de promover um professor que observa e reflete sobre a sua própria prática pedagógica. Os encontros ocorreram, na Diretoria, na Universidade e em salas de aula das escolas onde os professores atuam, sob a responsabilidade dos gestores, pesquisadores e professores, respectivamente. O professor participa do processo, sugerindo temas, e arranjos necessários para que os encontros aconteçam. Os pesquisadores levam em consideração as sugestões e ainda adaptam as atividades práticas para o contexto da sala de aula. Os professores reproduzem os elementos considerados essenciais para os pesquisadores tais como, envolvimento com o tema, com o aluno e com o contexto social, buscando parceria com os alunos e gestores, como revelado em seus relatos e por observação de sua atuação em sala de aula. A metodologia proposta valoriza a contribuição do grupo em cada indivíduo, fortalecendo os laços pessoais e profissionais, tão necessários para garantir a participação de todos os envolvidos.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5222-5230
- 5222-5230
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Formação continuada
- Química
- Universidade-escola
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141853
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.