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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142503
- Title:
- A inserção da comunicação alternativa por meio do conto e reconto de histórias com crianças com transtorno do espectro do autismo
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2176-9761
- The tale and retelling stories is identified in the literature as an intervention channel for Alternative Communication (AC). Difficulties in communication presented as characteristics of individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) can impair their interaction with interlocutors. The objective was to implement an intervention program in children with ASD using the AC through story and retelling of stories. The survey was conducted in a philanthropic association of a city in the state of São Paulo that serves children and youth with ASD in period contrary to school. Data were collected through 32 meetings with the children mediated by students of occupational therapy course at a public university in the institution. Through data analysis, categories and subcategories of analysis were developed. It was found that after the intervention there was a stimulation in the oral expressions and not oral expressions of the participating children as well as the expansion of functional communication of children during activities. It is necessary to continue the program, introducing new subjects, different interlocutors and transferring the activity to other contexts, such as school and family.
- O conto e reconto de histórias é identificado na literatura como um canal de intervenção para Comunicação Suplementar Alternativa (CSA). As dificuldades na comunicação apresentadas como características dos indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo podem prejudicar sua interação com interlocutores. O objetivo do estudo foi implementar um programa de intervenção em crianças com TEA utilizando a CSA por meio de conto e reconto de historias. A pesquisa foi realizada em uma associação filantrópica de uma cidade do interior do estado de São Paulo que atende crianças e jovens com TEA em período contrário a escola. Os dados foram coletados por intermédio de 32 encontros com as crianças realizados por alunos do curso de Terapia Ocupacional de uma universidade pública na instituição. Através da análise de dados, foram elaborados categorias e subcategorias de análise. Identificou-se que após as intervenções houve uma estimulação nas expressões orais e expressões não orais das crianças participantes, assim como a ampliação da comunicação funcional das crianças durante as atividades. É necessária a continuidade do programa, introduzindo novos temas, diferentes interlocutores e transferindo a atividade para outros contextos, como o escolar e o familiar.
- 14-Sep-2015
- 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.
- 1-5
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Autism spectrum disorder
- Occupational therapy
- Alternative communication
- Transtorno do espectro do autismo
- Terapia ocupacional
- Comunicação alternativa
- http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/509
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/142503
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