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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143054
- Title:
- Coberturas de cabeça: diretrizes projetuais para o desenvolvimento de produtos - o caso de chapéus, bonés, gorros e viseiras das indústrias da cidade de Apucarana-PR
- Head coverings: directives of design for product development - the case of hats and caps of industries Apucarana/PR
- Berton, Tamissa Juliana Barreto
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- Coberturas de cabeça como chapéus, bonés, boinas, entre outros, além de serem acessórios que possuem a função de proteger são itens que compõem e valorizam uma composição de Moda. Embora seu uso no Brasil não seja tão cotidiano como em outras partes do mundo, existe, na atualidade, um aumento na procura de tais acessórios de moda, e por consequência um significativo aumento da produção pelas indústrias, notadamente na região de Apucarana/PR, que conta com um núcleo de indústrias especializadas na confecção de bonés e demais coberturas de cabeça semelhantes. Apesar da pertinência destes elementos para o vestuário, para o Design e para a Moda, não são encontrados muitos registros sobre estas peças, impulsionando o interesse em realizar alguma contribuição para este ramo. O objetivo predominante deste trabalho consiste em compreender as características da concepção e processo produtivo das coberturas de cabeça, visando estabelecer orientações, baseadas em conceitos de Design e de Moda, para o seu desenvolvimento em indústrias. Inicialmente, a pesquisa conta com uma breve investigação sobre a história dos acessórios de cabeça, estabelecendo definições das funções do Design atreladas a estes elementos. Em seguida, averiguou-se os estilos de chapéus, bonés, boinas e gorros produzidos e utilizados atualmente. Doravante, há um afilamento por itens produzidos pelas indústrias de confecção, relatando suas propriedades. Aborda-se neste contexto também diretrizes projetuais de desenvolvimento de produto de Moda e acessórios em geral, além de uma metodologia de confecção do vestuário. Para atingir o conhecimento que propicia elaborar os direcionamentos pretendidos, busca-se observar empresas do ramo e realizar entrevistas com responsáveis pelo desenvolvimento do produto. Contudo, percebe-se que o processo de construção das coberturas de cabeça são adequadas, porém a concepção e elaboração do produto não possui um direcionamento específico, sendo que cada um desenvolve de uma maneira, havendo assim lacunas que obstruem o resultado final. Dessa forma, estabeleceu-se orientações a fim de conduzir os profissionais que desempenham a função de conceber e desenvolver coberturas de cabeça, embora ainda necessitem ser implementadas e aplicadas, os direcionamentos foram embasados na realidade industrial.
- Head coverings such as hats, caps, berets, among others, and are accessories that have the function of protecting are items that make up a composition and value of fashion. Although its use in Brazil is not as everyday as in other parts of the world, there is, at present, an increase in demand for such fashion accessories, and consequently a significant increase in production by industries, notably in the area of Apucarana/PR, which has a core of specialized industries in the production of caps and other similar head coverings. Despite the relevance of these elements for clothing, for the Design and the Fashion, not many records are on these parts, driving the interest in making a contribution to this branch. The predominant objective of this work is to understand the characteristics of the design and production process of head coverings, to establish guidelines based on concepts of Design and Fashion, for their developing industries. Initially, the research has a brief research on the history of headwear, establishing definitions of the functions of design tied to these elements. Then examined whether the styles of hats, caps, berets and caps produced and used today. From now on, there is a thinning of industrial items, reporting their properties. Addresses in the context also projective guidelines for product development and fashion accessories in general, as well as a methodology of garment making. To attain knowledge that provides elaborate the desired directions, search observe branch companies and conduct interviews with responsible delo product development. However, it is clear that the process of construction of the head covers are quite adequate, but the design and preparation of the product does not have a specific direction, each of which develops and manner, so there gaps that hinder the final result. Thus, we established guidelines in order to drive the professionals who perform the function of designing and developing head coverings, although still need to be implemented and applied, the directions were based in industrial reality.
- 5-Jul-2016
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Acessórios de cabeça
- Design de moda
- Desenvolvimento de produto
- Accessories head
- Fashion design
- Product development
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143054
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