Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143154
- Title:
- Facilitando o ensino de fisiologia da audição através da integração de várias ferramentas didáticas
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 1679-4605
- Introdução: A audição é uma das formas de percepção mais relevantes no processo da comunicação humana e o seu ensino exige uma abordagem criativa e multidisciplinar. Objetivos: Para despertar o interesse e a motivação dos alunos do Ensino Básico e facilitar o processo de ensino-aprendizagem propusemos um material didático utilizando várias materiais que revelassem formas invisíveis a olho nú e que estimulassem a curiosidade através da experimentação sensorial. Métodos: Para efeito de mobilização da atenção dos estudantes, organizamos uma biblioteca digital de sons que representam a nossa vida cotidiana e performances teatrais representando três formas de deficiência auditiva (surdez na infância, no adulto e idoso) foram filmadas digitalmente, cujo roteiro (conteúdo) foi supervisionado por um especialista em otorrinolaringologia. Articulado ao conjunto, produziu-se, artesanalmente, peças que ilustram a anatomia e o funcionamento da orelha (tanto a transmissão como a transdução sonoras) que podem ser examinadas visualmente e através da manipulação pelos próprios alunos. Finalmente, produzimos um painel auto-explicativo que foi disponibilizado pela Internet (www.ibb.unesp.br/nadi/museu_escola) para se baixado e multiplicado. Resultados: Além do material didático foram produzidos Textos de Apoio cujo conteudo foi disponibilizado no referido site. Além do trabalho de extensão a atividade envolvendo os alunos participantes resultaram em monografias de conclusão de licenciandos em Ciências Biológicas.O material é apresentando em várias exposições didáticas promovidas pelo Instituto de Biociências para a rede de Ensino Básico da região e tem obtido aprovação e despertando a curiosidade para a temática.
- 2007
- Revista Ciência em Extensão, v. 3, suplemento, p. 38, 2007.
- 38
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Humanas
- Educação
- http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/232
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143154
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.