Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143198
- Title:
- Jardim Botânico e comunidade
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 1679-4605
- Introdução: O jardim Botânico do Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu / SP faz parte da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB), que cuida dos Jardins Botânicos brasileiros. Objetivos: A Rede tem como um de seus objetivos estimular a preservação da flora local, utilizando a educação ambiental como uma de suas ferramentas. Métodos: Este projeto se insere em um projeto amplo da RBJB, denominado “O Jardim Botânico vai à Escola”, onde a escola é visitada e seus alunos assistem a uma aula de sensibilização para uma posterior visita ao Jardim Botânico. Em 2009 o Jardim Botânico também participa do Programa “Cultura é Currículo / Lugares de Aprender / A Escola sai da Escola”, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. MÉTODOS: Na visita ao JB são apresentados temas que discorrem a respeito de botânica e ecologia, por meio de uma trilha pela qual os alunos têm a oportunidade de conhecer diversas plantas, suas características e relações desta com o ambiente. Resultados: até o momento foram recebidos aproximadamente 400 alunos de escolas de Botucatu e região. Durante as atividades os graduandos do IB têm a oportunidade de fazer o exercício da profissão do ensinar, desde a preparação das aulas por meio de atividades de pesquisa até o ministrar propriamente dito. Desta maneira o projeto faz interface com ensino, extensão e pesquisa cumprindo assim o que se espera da Universidade Pública. Desafios e dificuldades: A grande dificuldade é a manutenção da equipe de graduandos, pois estes acabam migrando para outras atividades onde remuneração das bolsas é mais atraente.
- 2009
- Revista Ciência em Extensão, v. 5, n. 2, p. 112, 2009.
- 112
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Biológicas
- Meio ambiente
- http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/312
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143198
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.