You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143407
Title: 
Prática educativa de aprendizado virtual como ferramenta de apoio ao ensino de técnicas de manutenção preditiva
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1679-4605
Abstract: 
A manutenção preditiva de máquinas tem se consolidado como uma ferramenta importante para evitar paradas inesperadas de produção e reduzir custos de manutenção. A análise de vibrações é considerada uma das ferramentas mais efetivas de suporte a área de manutenção preditiva. Conceitos e conhecimentos relacionados aos procedimentos de ensaios, coleta e processamento de sinais de vibração aplicados à análise da condição de máquinas e equipamentos são cada vez mais necessários aos profissionais do meio industrial de países emergentes.A caracterização da assinatura de vibrações e o diagnóstico dos diferentes mecanismos de falhas em máquinas rotativas não são triviais. O desenvolvimento de plataformas de ensaios em laboratório é uma importante ferramenta aplicada a demonstração e ao diagnóstico dos principais tipos de falhas em máquinas. O desenvolvimento de ferramentas de ensino virtual aliado a resultados de práticas experimentais em bancadas didáticas proporciona vantagens na prática acadêmica com relação a segurança, a redução de custos e disseminação de informações. As ferramentas virtuais de ensino, além de permitir o treinamento à distância, também possibilitam que os usuários desenvolvam suas próprias ferramentas de processamento e análise de sinais a partir de bancos de dados orientados as condições que simulem os mecanismos de falhas em máquinas.O projeto desenvolvido tem por objetivo utilizar ferramentas virtuais de colaboração em massa no apoio ao ensino de técnicas de manutenção preditiva. Foi desenvolvido um material áudio visual utilizando conceitos de instrumentação virtual de análise e processamento de sinais aplicado à caracterização dos principais mecanismos de falhas em máquinas industriais. A ferramenta colaborativa de ensino foi estruturada a partir de procedimentos experimentais em bancadas de simulação de falhas em máquinas e através de instrumentação virtual baseada na plataforma LabViewTM e MatlabTM.
Issue Date: 
2012
Citation: 
Revista Ciência em Extensão, v. 8, n. 3, p. 228-232, 2012.
Time Duration: 
228-232
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Humanas - Educação
  • Educação a distância
  • Tecnologia de informação e comunicação
  • Gestão do conhecimento
  • Colaboração em massa
  • Manutenção preditiva
Source: 
http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/817
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143407
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.