Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143487
- Title:
- Pedagogia, instrução, disciplina, governo: a Educação sob a luz da obra de Michel Foucault
- Pedagogy, instruction, discipline, government: the Education Through Michel Foucault’s Wor
- Rodrigues, Rafael de Oliveira
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- Este trabalho visa enfrentar o problema da crise da Educação no presente à luz do pensamento de Michel Foucault, utilizando-se, para tanto, de alguns dos conceitos criados pelo autor para problematizar o conjunto de práticas pelas quais, na atualidade, se estabeleceu o Estado moderno, o liberalismo e a lógica capitalista. Segundo uma perspectiva de pesquisa de embasamento genealógico (cuja estratégia por um lado recusa uma história que busca as origens, a verdade pretensamente universal e que, por outro, nos ensina a olhar os acidentes, os percalços, os desvios, as recorrências e as dispersões dos acontecimentos), fizemos um levantamento das obras de Foucault atualmente publicadas e buscamos nelas os pontos em que havia referências ao tema da Educação, utilizando-nos de mecanismos de pesquisa para documentos digitais. A partir dos dados coletados, emergiram as categorias de análise por meio das quais realizamos, nos capítulos subsequentes, uma análise quantitativa e uma análise de conteúdo. A ideia de Educação associada à cura e à Educação como arte de governar, quando cotejadas com a obra foucaultiana, nos permitiu compreender a Educação segundo uma problematização das práticas pedagógicas (discursivas e não-discursivas) que a sustentam. Após essa etapa, realizamos um levantamento bibliográfico para encontrar os comentadores no Brasil que utilizaram a perspectiva foucaultiana para pensar a Educação e buscamos compreender como alguns dos conceitos de Foucault foram utilizados por esses estudiosos na produção de trabalhos críticos. Por fim, problematizamos algumas práticas em Educação que consideramos inovadoras e que, embora não sejam frutos diretos de Foucault, levam em conta a crítica foucaultiana para pensar diferentemente a Educação e produzir práticas de resistência ao cenário instituído marcadamente presentes nesse campo.
- This work aims to address an overview on Education crisis problem currently established through Michel Foucault’s thinking. To do so, some concepts conceived by the author are used in order to discuss the set of practices through which, presently, the modern Estate, liberalism and the capitalistic ideal have settled. According to a research based on a genealogical view (which initiative, in one hand, refuses a kind of history that seeks the beginnings and a supposedly universal truth and that, in other hand, show us how to look at the events casualties, incidents, deviations, recurrences and dispersions), we proceeded to map out Foucault’s actual published works and localized on them via digital data searching mechanisms each passage in which there were references on Education. From this gathered data, the analysis categories through we made, in the further chapters, a quantitative and a content analysis have arisen. The notion of education related to the cure and the government art, when contrasted to foucauldian works, have allowed us to perceive the Education from questioning pedagogical practices (discursive and non-discursive) that sustain them. After that, we made a bibliographical research in order to find the Brazilian Foucault’s commentators that have written from his overview on Education to find out how some of his concepts were used to them in their critical works. Lastly, we discussed some educational practices that we find innovative and that, although are not directly from Foucault’s thoughts, take account of foucauldian criticism to think the Education differently and to produce resistance practices on this field nowadays.
- 4-Aug-2016
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Michel Foucault
- Ensino
- Educação
- Disciplina Escolar
- Teaching
- Education
- School Discipline
- Acesso restrito
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143487
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.