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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143536
- Title:
- Futebol: educando pelo lazer
- Oliveira, Flávio Ismael da Silva
- Thiengo, Carlos Rogério
- Almeida, Carlos Augusto Corrêa de
- Ducatti, Mônica
- Mendes, Alexander Luis Cândido
- Viveiros, Daniel Fernandes
- Coledam, Diogo Henrique Constantino
- Chiquetto, Eliza
- Boas, Fabiana Villas
- Souza, Fernando Livramento de
- Costa, Júlio Alves
- Oshima, Lígia Suemi de Faria
- Pagan, Luana Urbano
- Teixeira, Lucas de Andrade
- Iyama, Luciana Zuardi
- Tanaka, Marcelo Makoto
- Fiorini, Maria Luiza Salzani
- Santos, Naiara Abreu
- Teixeira, Rodolfo José
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- É inegável o papel que o Futebol desempenha na vida do povo brasileiro. Assim, devido a sua importância cultural e social, estamos, através do oferecimento do Projeto "Futebol: Educando pelo Lazer", dando continuidade a um trabalho que o Professor João Gualberto Pires iniciou há 15 anos. Durante todo este período, uma das preocupações principais era proporcionar o acesso a esse esporte às crianças que não tinham condições de freqüentarem as escolinhas de futebol , que vem se proliferando de maneira preocupante. As atividades vêm sendo desenvolvidas na Praça de Esportes do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências UNESP Bauru, e atende aproximadamente 60 alunos com idade entre 6 e 14 anos. Auxiliar no processo educativo e sociabilizador, através do oferecimento de atividades que possibilitem o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo dos alunos, despertando-os para uma prática esportiva regular e saudável. As aulas são realizadas três vezes por semana, totalizando nove horas semanais e os alunos são divididos em quatro categorias: de 5 a 8, de 9 a 10, de 11 a 12 e de 13 a 14 anos. As metodologias de ensino utilizadas diferem-se conforme as faixas etárias. Nos alunos com idades compreendidas entre 6 e 10 anos predomina a utilização dos métodos Parcial e Global tal como consta em Dietrich et al. (1984). Para os alunos com idades entre 11 e 14 anos, o ensino baseia-se no método Fenômeno-Estrutural (BAYER, 1994) e Situacional (GRECO, 1998). Em cada categoria há 3 ou 4 graduandos em Educação Física responsáveis por ministrarem as atividades. Esperamos que nossos objetivos sejam plenamente atingidos, colaborando de maneira considerável no processo formativo das crianças e dos alunos envolvidos com a execução do Projeto, pois tal atividade se configura como um considerável campo de intervenção para os graduandos de Educação Física.
- 2005
- CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 090
- 090
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143536
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