You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143572
Title: 
Círculo de cultura: educação de jovens e adultos numa cooperativa de catadores
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
Introdução: os catadores de materiais recicláveis compõem uma das categorias de trabalhadores submetidas às condições precárias de trabalho. Muitos catadores internalizam o sentimento de fracasso e não têm condições de se apoderarem sozinhos, da importância do papel social que desempenham. Em Assis, parte desses trabalhadores, encontra-se organizada na COOCASSIS – Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Assis, livrando-se de atravessadores e constituindo-se em um novo papel social. Atualmente a COOCASSIS, possui um convênio com a Prefeitura Municipal para implantação da Coleta Seletiva Solidária. Conta também desde sua formação, com o apoio do Núcleo de Assessoria à Formação e Desenvolvimento de Cooperativas Populares, do Curso de Psicologia da Unesp – Assis e atua aliada ao Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Dentre as ações do Núcleo, destaca-se o Projeto de Educação de Jovens e Adultos na Cooperativa - EJAC, iniciado em abril de 2004. Objetivos: onsiderando a luta político-ideológica dos catadores na busca de seus direitos, optou-se pela constituição de um espaço de formação que proporcionasse aos cooperados a construção de uma autonomia e de uma cultura de classe e de categoria. Partindo da educação política de Paulo Freire, este espaço pedagógico configurou-se como Circulo de Cultura, com o objetivo de implementar uma proposta de educação popular com estes catadores, visando a alfabetização e o desenvolvimento de atitudes de ação e reflexão. Métodos: A intervenção foi dividida em 3 momentos. No primeiro, foram realizados encontros em sala de aula com discussões e exercícios práticos de letramento. Os exercícios de leitura de mundo e discussões havidos possibilitaram investigar a expectativa e os sentidos atribuídos à educação pelos cooperados. No segundo, a partir da avaliação do trabalho desenvolvido e antes do reinício da prática em sala de aula, decidiu-se ir a campo levantar o universo cultural e vocabular dos educandos, adotando o referencial da pesquisa participante. Os dados levantados no acompanhamento dos catadores foram categorizados a partir da análise de conteúdo, cujas categorias temáticas indicaram os temas geradores que subsidiam o terceiro e atual momento. Com o propósito de utilizar os dados disponíveis e levantar novos dados que atualizem as mudanças havidas no contexto de vida dos educandos, são realizados discussões e os exercícios de letramento. Resultados: Espera-se que o espaço do Círculo de Cultura consolide-se como um espaço reconhecido pelos cooperados, despertando em outros o desejo de freqüentá-lo, e ainda, que estas experiências possam produzir uma melhora qualitativa na participação desses cooperados na cooperativa, contribuindo para torná-la mais democrática e auto-gestionária.
Issue Date: 
2005
Citation: 
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 067
Time Duration: 
067
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143572
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.