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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143584
Title: 
O ensino de história: um trabalho interdisciplinar na educação de jovens e adultos
Author(s): 
Nomura, Érika Sayuri de Queiróz
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
O Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA)/ UNESP/ Campus Assis propõe uma a articulação entre ensino-pesquisa-extensão, proporcionando práticas educativas que possibilitem uma participação mais efetiva dos indivíduos na vida econômica, política e cultural da nação. Suas salas de aula localizam-se na periferia do município de Assis, atendendo a alunos do 1 e do 2 segmentos do Ensino Fundamental, ou seja, de 1 a 4 série e de 5 a 8 série. Na UNESP/ Campus Assis, foi constituída, a partir de 2003, uma classe do PEJA, também sob minha responsabilidade docente, integrada, inicialmente, por funcionários da própria instituição, mais tarde por funcionários terceirizados e, hoje constituída também por moradores do município. Esta classe, destina-se, mais especificamente aos conteúdos do 2 segmento do Ensino Fundamental, com vistas também à tematização dos conteúdos do Ensino Médio, nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História, Geografia, Matemática e Ciências Naturais, numa perspectiva interdisciplinar. O trabalho interdisciplinar tem como objetivo geral a complementaridade dos conteúdos trabalhados entre os educadores e, na perspectiva da disciplina de História apresenta como objetivo específico, a conscientização da concepção de tempo histórico, possibilitando aos educandos a percepção dos conceitos de anterioridade, posteridade e de simultaneidade dos acontecimentos em diferentes espaços. Valoriza a heterogeneidade e a diversidade cultural na sala de aula, com vistas à problematização do cotidiano dos educandos e dos educadores. Este trabalho baseia-se na metodologia da ação-reflexão-ação, tendo sido iniciado a partir da escolha e da definição dos eixos temáticos (Poder, Terra e Propriedade, Diversidade Cultural e Tecnologia), pelos educadores das diferentes disciplinas e do diálogo com os alunos. O estudo dos referidos eixos temáticos possibilita aos alunos uma visão não linear dos acontecimentos, dos fatos históricos, favorecendo a construção da noção de tempo histórico como processo dinâmico e, com isso, a problematização, ou seja, a reflexão sobre o cotidiano vivido do aluno. Isto possibilita uma melhor compreensão do contexto histórico regional, nacional e internacional, criando oportunidades para uma participação social mais significativa e para um melhor exercício da cidadania.
Issue Date: 
2005
Citation: 
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 110
Time Duration: 
110
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143584
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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