You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143604
Title: 
Andarilho da alegria: uma proposta de formação inicial e continuada em jogo e arte
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
Introdução: Estudos e pesquisas têm comprovado a importância das atividades lúdicas e artísticas na formação das crianças. No entanto, tais atividades ainda são tratadas como secundárias no contexto educacional. São muitas as causas que impõem às áreas tal condição, porém, as principais relacionam-se aos valores que norteiam a nossa sociedade, entre outros, a exacerbação da produção, da competição e do consumo, somado a isto, a formação cultural aligeirada, utilitarista e acrítica imposta às crianças brasileiras pelos sistemas educacionais. Objetivos: A equipe do projeto é composta por alunos do curso de Educação Física e Pedagogia e estabelece como principais objetivos: sensibilizar e instrumentalizar profissionais da educação e graduandos, para que saibam reconhecer e empregar tais atividades como recursos pedagógicos privilegiados para a formação global das crianças. Por outro lado, pretende colaborar para a melhoria da qualidade da prática pedagógica destinada aos alunos das instituições contempladas. Métodos: A equipe do projeto reúne-se semanalmente para planejar e confeccionar materiais que servem de suporte para a realização das ações. Enquanto os alunos das instituições participam das atividades propostas, os educadores de Educação Infantil observam, interagem e avaliam a atuação dos integrantes do projeto e o desempenho das crianças. Em outros momentos, encontros são promovidos, envolvendo a equipe do projeto e os educadores das instituições de ensino, para análise, discussão, estudo, vivências em oficinas, visando à ampliação do conhecimento nas áreas mencionadas e à tematização da prática educativa. Resultados: O projeto possibilita estudos, trocas de experiências e reflexões que contribuem no processo de formação inicial e continuada dos envolvidos. Um elemento favorável ao desenvolvimento do projeto tem sido a motivação e o interesse demonstrado pelos participantes que estão comprometidos com a sua formação profissional. As experiências vivenciadas, também, fomentam a produção de pesquisas e conhecimentos, permitindo aos graduandos da UNESP a relação teoria e prática.
Issue Date: 
2005
Citation: 
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 056
Time Duration: 
056
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143604
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.