You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143614
Title: 
Brincando no lar
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
Introdução: O Projeto “Brincando no Lar” é uma parceria entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia e o Centro de Educação Infantil São Vicente Pallotti - Sociedade Civil “Lar dos Meninos” - instituição que atende crianças da comunidade local e crianças afastadas temporariamente do convívio familiar por determinação judicial. Fundamentase em estudos e pesquisas que afirmam a importância de jogos e brincadeiras como valiosos recursos pedagógicos que contribuem para o desenvolvimento das faculdades humanas tais como: pensamento, atenção, memória, socialização, linguagem e domínio da vontade. Objetivos: Utilizando-se desses recursos pedagógicos, o projeto visa ampliar a cultura lúdica e possibilitar um significativo desenvolvimento integral das crianças, estabelecer intercâmbio de conhecimentos entre o professor universitário, os discentes envolvidos no projeto, as professoras e auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) da instituição beneficiada. Métodos: Orientados por um docente do Departamento de Educação, que tem como objeto de estudo o jogo como recurso pedagógico, os discentes do Curso de Educação Física, integrantes do projeto, reúnem-se semanalmente para estudar, planejar e avaliar as atividades desenvolvidas. Durante a realização das atividades na instituição, as professoras da creche e da pré-escola acompanham e participam das ações realizadas pelos discentes. Resultados: Constata-se que as atividades do projeto proporcionam às crianças a ampliação da cultura lúdica, da expressão verbal e corporal, promovendo, ainda, o desenvolvimento das suas capacidades humanas de pensamento, imaginação, atenção, concentração, memória, socialização, linguagem e domínio da vontade. No que se referem aos discentes universitários envolvidos, o projeto permite a relação teoria e prática e possibilita uma formação mais consistente na temática trabalhada. Os docentes da instituição, por sua vez, são contemplados por um processo de formação continuada em serviço, quanto ao emprego de jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos. As situações de estudo, de pesquisa e as experiências vivenciadas transformam-se em conhecimentos que são divulgados em eventos, periódicos e enriquecem o trabalho do coordenador no processo de formação inicial dos alunos do Curso de Educação Física e Pedagogia.
Issue Date: 
2005
Citation: 
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 061
Time Duration: 
061
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143614
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.